sábado, 11 de dezembro de 2010

Sinto muito

" ... era assim que explicava o natal:


" Nossa senhora, minha mãe, teve uma menina. Era Abril, e quando a minha irmã nasceu, fiquei pasmado por aquele milagre, maior do que andar sobre as águas ou transformar pedras em pão. Na Galileia sussurram o meu nome, cresce a minha fama - pensei - mas milagre verdadeiro é este, o amor do meu pai da Terra. Amou a minha mãe, segredou-lhe ao ouvido coisas impossíveis, tocou-lhe a pele sem quebrar a teia. Viu-avestida de seda, depois, de fora, esperou a metamorfose, crisálida feita borboleta, rompendo o seu castelo de perfumes, onde se escondia, com o pudor dos bichos, do olhar dos homens. No seu casulo transformava-se, com um sentimento único, singular, oferta a que nenhum outro homem, em tempo algum irá gozar. S. José, meu pai, amou-a como um homem, ou como uma criança, o que é o mesmo. Jurou que ela era a vida e vida acrescentava. Terra onde nasciam coisas como o sorriso, o azul do céu, o verde que quase toca o mar. à sua mulher, minha mãe, disse coisas que as mulheres, por medo, não entendem. Achou-a envergonhada, e naquela noite explicou o que o anjo quis dizer: " No futuro sábios falarão do buraco negro. Dirão que quando a estrela queima o coração, tudo o que o rodeia colapsa numa esfera pequenina, e que a morte da estrela chama a si Luz e Tempo. A minha estrela apaga-se no instante em que te amo, e com ela a vida e o tempo. Resta Deus, ou o que eu acho que ele é. Ou então a gratidão de existir, existindo perto de ti.Não há nada igual. Não te tenho porque és abstrata. Não existes porque não me é permitido, ou nunca me foi prometido instante assim. Não existo, porque amar como as estrelas está proibido. Não me deixarão amar assim, porque é demais, e tudo o que é demais viola a lei dos vituosos. ... "

Nuno Lobo Antunes in Sinto muito




O amor só é permitido a alguns iluminados, aos outros resta apenas as formas de amor expressas ao próximo, como que a si mesmo. Então aos pobres de amor resta apenas as migalhas que o Natal lhes traz, em forma de um presente embrulhado em cores de gratidão por ainda haver na Terra quem acredite...

Sem comentários:

Enviar um comentário