quinta-feira, 21 de abril de 2011

Eis o mistério da fé !

"Jesus perante o tribunal romano
Jesus foi conduzido à presença do governador, que Lhe perguntou: « És Tu o Rei dos Judeus»? Jesus respondeu: « Tu o dizes ». Mas, ao ser acusado pelos príncipes dos sacerdotes e anciãos, nada respondeu. Disse-Lhe então Pilatos: « Não ouves tudo o que dizem contra Ti? » Mas Ele não respondeu coisa alguma, de modo que o governador estava muito admirado. Ora, por ocasião da festa, costumava o governador conceder liberdade a um prisioneiro à escolha do povo. Nessa altura havia um preso afamado, chamado Barrabás.
Pilatos disse ao povo, que se encontrava reunido: « Qual quereis que vos solte, Barrabás ou Jesus, chamado Cristo?» Ele sabia que O tinham entregado por inveja. Enquanto estava sentado no tribunal, a mulher mandou-lhe dizer: « Não te imiscuas no caso desse justo, porque muito sofri hoje em sonhos, por causa d`Ele». Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram a multidão a que pedisse Barrabás e provocasse a perda de Jesus. Tomando a palavra, o governador inquiriu : « Qual dos dois quereis que vos solte?» Eles responderam : « Barrabás!» Pilatos disse-lhes : « Que hei-de fazer então de Jesus, chamado Cristo?» Responderam todos : « Seja crucificado»! Pilatos insistiu: « Que mal vos fez ele?» Mas gritavam cada vez com mais força: «Seja Crucificado»!
Pilatos vendo que nada conseguia e que o tumulto aumentava cada vez mais, mandou vir água e lavou as mãos em presença da multidão, dizendo: « Estou inocente do sangue deste justo. Isso é convosco». E todo o povo respondeu: « Que o seu sangue caia sobre nós e os nossos filhos»! Soltou-lhes então Barrabás; quanto a Jesus, depois de O mandar açoitar, entregou-Lho para ser crucificado."

                                                                                                          do novo testamento    Mt 27, 11-26






Salmo ( de David)
Descrição do Rei Ideal 

Celebrai o amor e a justiça:
  para Vós, Senhor, hei-de cantar.
Quero seguir pelos caminhos dos 
perfeitos,
quando vierdes ao meu encontro;
procedei com nobreza de coração
no ambiente de minha casa.
Não porei diante dos meus olhos
acções iníquas;
odeio os caminhos dos rebeldes,
não me haverei de contagiar.
Longe de mim o coração enganador;
não quero saber do homem mau
O que caluniar em segredo seu irmão,
exterminá-lo-ei;
o homem arrogante e orgulhoso de coração,
não o poderei suportar.
Os meus olhos vão para os fiéis
do meu país,
hão-de permanecer comigo;
o que segue por caminhos honrados
será o meu servo.
Não haverá morada em minha casa
para o homem fraudulento;
aquele que fala mentiras
não terá assento diante de mim
Em cada manhã julgarei severamente
todos os ímpios da nação;
para exterminar da cidade do Senhor
todos quantos praticam o mal

do antigo testamento    Sl 101 


"Morte e sepultura de Jesus
Então, o véu do Templo rasgou-se em dois, de alto a baixo; a terra tremeu e as rochas fenderam-se; abriram-se os túmulos e muitos corpos de santos que estavam mortos, ressuscitaram, e , saindo dos túmulos depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. O centurião, e os que com ele guardavam Jesus, vendo o tremor de terra e o que estava a acontecer, ficaram apavorados e disseram: « Este é verdadeiramente o filho de Deus»! " 

                                                                                                          do novo testamento  Mt 27, 51-54





Entrámos na época de celebração da Paixão e Ressurreição De Cristo. Paixão talvez porque é necessário muito amor ao próximo e ao sentido da vida para que, pela salvação dos outros, se sofram os horrores da injustiça.  É tempo de entrega, de reflexão interna sobre os  nossos valores, crenças e atitudes para com o mundo que nos rodeia e sobretudo um tempo  familiar de paz e união.

Sem comentários:

Enviar um comentário